Em palestra a educadores de nível Ensino Superior, Mario Sérgio Cortella nos propõem procedimentos que podem ser aplicadas na sala de aula. Essencialmente, nos lembra que todo o conhecimento tácito, embora seja importante, não é mais suficiente para dar conta das demandas que recaem sobre a educação. É preciso ir além: estudar e aprender, numa postura de humildade e coragem.
Nesta palestra o Professor Cortella nos fala sobre a diferença entre ser velho ou idoso; fala sobre as virtudes do bom professor. Lembra-nos a diferença entre o que é tradicional e arcaico. Nos alerta sobre o que devemos negar, proteger e elevar.O professor deve ter a insatisfação (positiva) com aprendizado, nunca dar-se por satisfeito tornando-se adormecido e tranquilizando com seu conhecimento adquirido, não ensinar como ensinava, não informar como informava assim sendo aceitar as inovações com os choques de gerações, não fechar a mente para o novo, nem tão pouco tornar-se refém da pobreza de idéias, confundido o velho com idoso, onde ha uma grande diferença, na qual o idoso é aquele que tem muita idade porém vontade de inovar e o velho tem pouca idade mas se satisfaz com o que sabe, adormece, tranquiliza-se.
Outra virtude pedagógica e a humildade que é
diferente de ser subserviente. Existe também conteúdo que são tradicionais ou
arcaicos sendo que os conteúdos tradicionais são aqueles que vêm do passado e
devem ser guardados, protegidos e passados a diante e os arcaicos que também
vem do passado que estão ultrapassado devem ser descartados, deixados para
trás.
Podemos ainda caracterizar o tradicional pela
atenção ao conteúdo, formação humanista, a noção de acolhimento, o
relacionamento saudável, a recusa ao egoísmo e o desejo de formar pessoas.
Enquanto o arcaico se caracteriza pelo autoritarismo, o envelhecimento nas práticas
pedagógicas, arrogância no mundo de mudanças e continuidade, assim sendo o
professor do século XXI deve negar o arcaico proteger o que é tradicional e elevar.
Portanto devemos formar pessoas que nos supere (insatisfeitos com saberes) e
não pessoas que simplesmente seja nossos seguidores (satisfeitos) professores
estes com atitudes e noção de urgência em fazer, inovar e querer.
Sebastião de Araújo Chaves
Bibliografia:
CORTELLA, Mario Sergio. Qual é a postura ideal do professor?
Palestra.