terça-feira, 9 de setembro de 2014

Carta do Mestre

A carta a baixo foi escrita pelo professor Alcindo Pereira da Silva como resposta ao convite de formatura de sua ex-aluna Marilza Martins Fonseca de Souza.
O professor Alcindo Pereira da Silva nasceu em Portugal no ano de 1916. Filho de pais separados, nuca conheceu o pai. A mãe alegava que o companheiro era alcoólatra e a violentava.  No ano de 1936, Alcindo embarcou para o Brasil junto ao irmão e a mãe. Foram morar no Rio de Janeiro, onde a mãe veio a falecer pouco tempo  depois.
Alcindo nunca havia frequentado escola regular. Para se sustentar, engraxava sapatos. Com o dinheiro que ganhava construiu uma pequena biblioteca. Através dos livros tomou conhecimento dos ideais comunistas, pelas quais lutou durante toda sua vida.
As detenções sob a acusação de subversivo eram frequentes. No ano de 1956, após de um desses episódios ele conheceu, na rua, o Sr. José Gomes Martins. Após longa conversa, esse senhor percebeu a perspicácia daquele jovem e o convidou para morar e trabalhar em sua casa no interior de Minas Gerais. Na comunidade do Córrego Rico, na cidade de Lajinha, Alcindo lecionou para as filhas de Seu José e para as crianças que moravam naquele povoado.
As aulas eram ministradas em uma tulha, na propriedade de Seu José, utilizada para armazenar sacas de café. Esse espaço ganhou algumas carteiras e um quadro negro em uma de suas paredes de tábua. Ali, o agora professor, Alcino lecionou por aproximadamente 12 anos. Após esse período, foi convidado a lecionar em na comunidade de Sebastião da Vala no município de Mutum.

Em 1973 ele recebeu uma carta de uma ex-aluna, Marilza, filha caçula de Seu José. Junto à carta, ela enviou seu convite de formatura em magistério. A resposta a carta ainda é guardada por Marilza que, gentilmente, concedeu sua publicação nesse blog.





Um comentário:

  1. Linda a história, me emocionei, como são sábias as palavras deste professor.

    ResponderExcluir