terça-feira, 16 de setembro de 2014

Mario Sérgio Cortella: Qual é a postura ideal do professor?




Em palestra a educadores de nível Ensino Superior, Mario Sérgio Cortella nos propõem procedimentos que podem ser aplicadas na sala de aula. Essencialmente, nos lembra que todo o conhecimento tácito, embora seja importante, não é mais suficiente para dar conta das demandas que recaem sobre a educação. É preciso ir além: estudar e aprender, numa postura de humildade e coragem.
Nesta palestra o Professor Cortella nos fala sobre a diferença entre ser velho ou idoso; fala sobre as virtudes do bom professor. Lembra-nos a diferença entre o que é tradicional e arcaico. Nos alerta sobre o que devemos negar, proteger e elevar.O professor deve ter a insatisfação (positiva) com aprendizado, nunca dar-se por satisfeito tornando-se adormecido e tranquilizando com seu conhecimento adquirido, não ensinar como ensinava, não informar como informava assim sendo aceitar as inovações com os choques de gerações, não fechar a mente para o novo, nem tão pouco tornar-se refém da pobreza de idéias,  confundido o velho com idoso, onde ha uma grande diferença, na qual o idoso é aquele que tem muita idade porém vontade de inovar e o velho tem pouca idade  mas se satisfaz com o que sabe, adormece, tranquiliza-se.
Outra virtude pedagógica e a humildade que é diferente de ser subserviente. Existe também conteúdo que são tradicionais ou arcaicos sendo que os conteúdos tradicionais são aqueles que vêm do passado e devem ser guardados, protegidos e passados a diante e os arcaicos que também vem do passado que estão ultrapassado devem ser descartados, deixados para trás.
Podemos ainda caracterizar o tradicional pela atenção ao conteúdo, formação humanista, a noção de acolhimento, o relacionamento saudável, a recusa ao egoísmo e o desejo de formar pessoas. Enquanto o arcaico se caracteriza pelo autoritarismo, o envelhecimento nas práticas pedagógicas, arrogância no mundo de mudanças e continuidade, assim sendo o professor do século XXI deve negar o arcaico proteger o que é tradicional e elevar. Portanto devemos formar pessoas que nos supere (insatisfeitos com saberes) e não pessoas que simplesmente seja nossos seguidores (satisfeitos) professores estes com atitudes e noção de urgência em fazer, inovar e querer.

Sebastião de Araújo Chaves

Bibliografia:

CORTELLA, Mario Sergio. Qual é a postura ideal do professor? Palestra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário